quarta-feira, dezembro 29, 2004

Uma hora de descanso: corro para casa, para almoçar, tomar um banho, partilhar o dia de ontem com a minha mãe. pelo caminho, penso em tudo o que vivi ontem...apenas umas horas, mas todos os minutos foram especias. Com eles, comigo e com Ele, principalmente. Milhares de rostos cansados mas com aquele brilho no olhar que eu esperava tanto ver...

45 minutos restam: o meu sorriso não descola. Estou bem, estou feliz. Sinto-me de "vento em poupa"! Tenho tanto para dar. Quase se estragava com todo o pessimismo destes ultimos meses.

30 minutos: Praticamente já nem sei falar português. Conto tudo com extrema excitação. Estou cansada, tenho bolhas nos pés, os olhos pesam-me e doi-me a cabeça. Mas hoje vou passear com eles. Vou estar para eles. Como eles estão para mim...

15 minutos: venho ao computador escrever. Levar aos outros, através de simples palavras, a experiência que vivo. Para deixar em vocês um pouco deste gostinho multi-internacional que trago nos meus lábios, nas minhas palavras.

Félice Anno Nouvo!
Feliz Año Nuevo!
Bonne Année!
Bozego Narodzenia!
Anul Nou Fericit!
srecno novo leto!
Happy New Year!
FELIZ ANO NOOOOVOOOOOOOO!

domingo, dezembro 26, 2004

TAIZÉ



À espera do que vem e de quem vem...à espera da Luz...

De 28 de Dezembro a 1 de Janeiro! Ocupada! Com eles e comigo! Partir ao Encontro...Descobrir o sabor do que se espera!

Partilhem.............nem que seja um sorriso!

terça-feira, dezembro 21, 2004

Apatia...

Talvez seja tudo um hábito. Um vício. Um costume. O meu corpo torna-se dependente de tudo o que o perfura, de bom ou de mau, ele nao distingue. Eu não distingo. Para quê escolher? Optar? Preferível deixar-me guiar pelo vento, pelo sabor do incenso, e viver nesta simplicidade do Nada.

Não me quero esquecer de ti. Não quero te esqueças de mim.
Vivo como se de manhã te visse deitado ao meu lado, sorrindo por um Sol tão abrasador que espreitava pela janela do quarto. Vivo como se me convidasses para almoçar e juntos fossemos caminhar pelas estradas longas de alcatrão (porque nunca tivemos uma vida campestre...). Vivo como se me pegasses diariamente no braço e fugisses comigo para um cume e vissemos, extasiados, o pôr do sol. E depois, à noite, vivo como se me beijasses ardentemente e como se o teu abraço fosse tão real que penetrasse nos meus ossos.
Vivo como se ainda me amasses.

E talvez por viver assim, vivo numa apatia. Num mero hábito. Um vicio, um costume.



P.S.: Um Feliz Natal...

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Viagem

Estava sentada naquela árvore que era tão especial para ele. Esperava-o com serenidade, sem pressas, sem querer avançar as páginas da história [como tantas vezes já quisera fazer...]

O Sol deitava-se sobre o firmamento, as cores alaranjadas e violetas preenchiam o céu e misturavam-se eroticamente com as nuvens, desenhando acordes estranhos de uma marcha fúnebre que se esperava...

- Que fazes aqui? - acordou-lhe a voz sempre suave dele.
- Espero-te.
- Esperas-me para quê? Porquê?
- Para me despedir de ti... - respondeu-lhe.
- Vais viajar?
- Vou. - disse-lhe, secamente.
- Mas voltas? Em breve?
- Não sei. Se a profecia se cumprir, volto renovada. - murmurou entre dentes.
- Então, um grande Até Já e tem um boa viajem...aproveita-a!
- Hei-de o fazer...- estas seriam as suas palavras terminais.

Avançou pelas escadas daquele pequeno jardim improvisado. Deixou-lhe para trás, perdida aos pés dele, uma carta explícita do que seria a sua viagem. Sabia que ele voltaria, a correr, para ela. Mas, de qualquer das formas, isso já não lhe interessava. Nada importava. Iria partir para o vazio e nem ele tinha o poder de remover essa vontade estrondosa. Por isso, não corria. Não apressava os minutos. Permanecia serena, apreciando todas as grandes coisas, as simples coisas, as pequenas dádivas que Deus entrega a cada um, diariamente.

Chegou à estação de comboios. Faltavam vinte segundos para as carruagens se aproximarem...chiavam os carris, levantava-se a poeira das obras, o vento remexia... tudo se tornava movimento.

Ouviu chamar pelo seu nome. Era ele que, a chorar, corria pela plataforma, de certo com o incentivo de a abraçar, de a impedir de viajar.

Cinco...quatro...três...dois segundos para embarcar. Olhou para trás, pela última vez. Aquele segundo, aquele finito segundo, tornou-se no momento em que ambos voltaram a ser felizes, como haviam sido no passado.



E suicidou-se...

Morrer é apenas não ser visto. Morrer é a curva da estrada.
(Fernando Pessoa)

segunda-feira, dezembro 13, 2004

"Não sei o motivo para ir...só sei que não posso ficar..."

Hoje, apeteceu-me partir sem destino. Chegar a casa, embalar umas quantas coisas e fugir. Para não ter que pensar no futuro, muito menos no presente. As pessoas, o movimento, os carros, o sol e a chuva, as nuvens, o cantarolar dos pássaros...tudo me irritava hoje. Por isso, precisava de partir. Para não magoar o que mais amo. [porque um dia magoei e não me apercebi...]

Então, peguei no meu corpo morto pelo passar do tempo e arrastei-o pelos passeios de calçada, pelas veredas enubladas com o nevoeiro, mergulhei no Lago do Esquecimento e senti uma Paz sublime. Benditos sejam os minutos dos quais nem os amigos, nem a familia, nem o P. faziam parte. Apenas o nada, o vazio. E não senti dor enquanto nadava no nada, enquanto me sentia afogar, sufocar, perder as forças, o sentido do ir, a vontade de ficar. Perdi-me de vez. Não tenho mais forças...
E não sei mais rir.
E não me consigo mais levantar e recuperar os sentidos porque...

"Olhar-te um pouco, enquanto acaba a noite, enquanto ainda nenhum gesto te magoa. E o mundo fora aquilo que sonhares, nesse lugar só teu. Olhar-te um pouco como se fosse sempre até ao fim do tempo, até amanhecer...e a luz deixar entrar o mundo inteiro e o sonho se esconder. Nalgum lugar perdido, vou sempre procurar por ti. Há sempre no escuro um brilho, o luar. Nalgum lugar esquecido, eu vou sempre esperar por ti..."



"Seremos cúmplices o resto da vida, ou talvez so até amanhecer...
Fica tão fácil entregar a Alma a quem nos traga um sopro do deserto..."


quarta-feira, dezembro 08, 2004

Reflexo no Vidro Embaciado

- Consegues ver-me? - perguntou-me.
- Não...estás por detrás de uma capa mágica, escondeste-te de mim e dos outros...não te vejo, tambám não te vês.
- Eu vejo-me!...mas o meu reflexo esbate-se sempre num vidro embaciado!
- Não te conheces...
- Talvez!


Quando te olhas ao espelho evitas encarar a tua figura, a tua aparência é desfigurada já que desvias o teu olhar de forma impulsiva. Sinto-me, porém, cada vez mais próxima de ti e, de um momento para o outro, tornaste-te o meu desafio primário. Não me preocupo em te agradar ou tornar-me tua amiga. Esse é o teu papel: revelares que precisas da minha amizade, que necessitas de mim, que precisas de ti.

Não olhes para o teu reflexo no vidro embaciado. [não te levará a lado nenhum...]. Não te foques. Não te obrigues. Levanta o braço e com toda a tua força quebra esse reflexo. [Basta um soco seco.] Porque atrás desse vidro está o teu verdadeiro Eu! O Eu que ninguém conhece. O Eu que ninguém viu e com o qual ninguém se importa.
Mas eu sei que queres gritar que a tua imagem não é desfocada, mas sim nítida, clara, óbvia.
Então GRITA! Impõe-te! Sê verdadeiro...

Espero pela tua revelação...

P.S.: Será que consegues interpretar este texto?

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Um ano!

Hoje dedico-te este dia. N�o te vou ver, porque n�o o quero fazer. N�o te vou tocar, porque n�o quero sentir o calor da tua pele. N�o vou sequer olhar para nada que te ligue a mim, porque n�o quero ver que tudo aquilo seja agora apenas o relato do vazio.

Quero voar, meu querido. E � hoje. Por isso te dedico este dia. Que foi o dia em que me amarraste a ti e � tamb�m o dia em que eu quebro as algemas e vou para longe. E n�o h� volta (se antes havia alguma possibilidade). N�o estou a acabar com aquilo que fomos, estou a p�r um fim naquilo que fui contigo (ao contr�rio de ti que, cruelmente, acabaste com o que fomos...podias ter sido mais gentil!).

Sou mais eu agora. E tu vais gostar de me ver assim. Por isso me sinto feliz no dia de Hoje. No dia em que eu premeditava sentir-me triste.
A vida tem coisas destas. E a vida deu-me agora uma nova luz. E essa luz n�o �s tu...

Chegou o Fim no dia em que come�ou o Principio.

Um Beijo...

P.S. Hoje, n�o te esque�as, � dia 6 de Dezembro...6...Dezembro...um ano depois...

sexta-feira, dezembro 03, 2004



Some people want it all
But I don't want nothing at all
If it ain't you baby
If I ain't got you baby

Some people want diamond rings
Some just want everything
But everything means nothing
If I ain't got you...


Preciso tanto de ti...