quinta-feira, abril 07, 2005

Palavras no Bosque

Abro os olhos o máximo que consigo e fixo o olhar neste bosque onde o verde se mistura com o castanho e as árvores são pequenos gigantes das grandes cavernas do Norte...fecho-os ainda com mais força para gravar na minha memória o som das águas dos riachos que acompanham o caminho e a melodia cantada em cânone pelos diversos pássaros deitados sobre as ramadas das árvores.

A chuva que cai torna a terra mais viva, metamorfoseando-a em lama...quente e abstracta...os meus pés são de barro, moldam-se com o andar constante pelos trilhos que me levam a Compostela...

As mãos de plasticina agarram com firmeza o cajado que marca o ritmo que faço com o andar, e todo o meu corpo náufraga nesta beleza que não se explica em palavras.
Milhares de outros peregrinos já passaram por cima destas folhas secas que estalam ruidosamente: ainda oiço as suas preces e orações e os seus pensamentos folhados de força e coragem. Milhares de outras pessoas seguiram as setas e as vieiras para chegar à imponente cidade de Santiago, como eu agora sigo atentamente. Elas (as vieiras) desenham o norte, o trilho que leva ao sonho e à utopia.

A minha alma entrega-se a este diário de bordo que lança palavras ao bosque e procura o ânimo na vegetação e paisagem inesquecíveis.

Aconselho esta viagem a todos que queiram conhecer-se a si mesmo, como o Papa João Paulo II fez em 1982 durante os Caminhos e como eu fiz agora em 2005 e como tantos outros já fizeram em séculos passados.

Esta foi a minha oportunidade. Não percam a vossa…

4 comentários:

vi disse...

e aki venho eu, c uma directa em cima, m acabadinha d xegar a fac, apenas para te felicitar e para dzr k sp acreditei em ti e k ias conseguir. ainda tms k falar pa me contares pormenores m tnh a certeza k foi uma experiencia enrikecedora e k tens alguma mensagem a retirar e transmitir. uma grand bjo*********

Andreia Cavaca disse...

Oi Dengosa!! Tal como tu, eu adorei esta viagem "mítica" até Santiago! Valeu a pena os bolos, os saquinhos, o ciclo de cinema, a mãe da matilde (lol), e se valeu é porque a nossa alma é grande! E além de Santiago ter sido o nosso primeiro passo pra fama (aparecemos na TV galicia e na TV Galina!), eu fiquei a gostar mais de ti e claro, a achar-te ainda mais maluca!

*Eliana*

Angel disse...

Vi que a caminhada foi boa!
Eu tb vou aproveitar a minha!
* * *

NickyBlue disse...

OLá... Fico contente por uma caminhada ser capaz de encher uma pessoa de tantos e tão bons sentimentos... Engraçado, porque há pouco tempo passou um francês pela minha terra, que viajava a pé para Santiago e ia desenhando setas amarelas para indicar o caminho a outros...