quarta-feira, setembro 08, 2004

Ao Acaso

N�o � muito o meu costume fazer algo deste tipo, mas num passeio matinal por uns quantos blogs que me eram desconhecidos, encontrei algo que me chamou a aten��o: uma ideia genial, diria eu. O Isso Agora
sugeriu que, ao acaso, se abrisse um livro na p�gina 31 e se sublinhasse a primeira frase completa. Ora aqui est� a minha frase:

"Por natural misantropia ou demasiadas decep��es na vida desta mulher, insinuaria que a bonitez do sorriso n�o passava de uma artimanha de of�cio, afirma��o maldosa e gratuita, porque ele, o sorriso, j� tinha sido assim nos tempos n�o muito distantes em que a mulher fora menina, palavra em desuso, quando o futuro era uma carta fechada e a curiosidade de abri-la ainda estava por nascer.

Esta cita��o pertence a Jos� Saramago, foi retirada do livro Ensaio sobre a Cegueira. Sinceramente, n�o aprecio este escritor portugu�s, mas a verdade � que em conversa de caf� surgiram cr�ticas muito boas a seu respeito (particularmente a respeito deste livro) e eu n�o resisti � curiosidade.

At� agora nada tenho a apontar de errada, o senhor revela perspic�cia com as palavras e consegue levar-me algumas vezes � tontura. Rodopiar sobre o texto. � das melhores sensa��es que se pode ter enquanto se l�.

N�o vou aconselhar o livro porque ainda n�o o acabei, mas...n�o resistam � curiosidade como eu.

E ja agora, fa�am o mesmo, ao acaso, nos vossos blogs ou nos coment�rios!

Sem comentários: